Doenças mais recorrentes em cães e gatos

Ter um cão ou gato é uma alegria imensa e também uma responsabilidade, assumimos papéis e se tornamos responsáveis pela saúde e bem-estar dos animais.

Conheça algumas das doenças mais frequentes que acometem cães e gatos:

Obesidade

Pets sedentários ou alimentados de maneira incorreta podem ser acometidos. O hábito de ofertar comidas humanas como pão, pizza – inclusive não é totalmente digerido pelo organismo deles só prejudica em vez de agradar. O ideal é optar por rações que respeitem porte, idade e estilo de vida do animal. Incentive seu pet a correr, brincar, passeie com ele. Algumas raças, os mais velhos e castrados, cuidado redobrado pois são mais propensos a engordar.

Pastor alemão, beagle, pug, bulldog inglês, labrador, cocker, rottweiler, boxer e shih-tzu. Nos gatos, os mistos ou mestiços apresentam maior chance de desenvolver a doença.

 

Otite – inflamação no ouvido

 Causada por infeções bacterianas, fúngicas, corpos estranhos (água durante o banho, pelos), alergias (dermatite atópica ou hipersensibilidade alimentar), doenças hormonais, presença de ácaros e a própria conformação auricular (tipo de orelha).

Cães com orelhas caídas (pendulares) ou com excesso de pelos no pavilhão auricular apresentam predisposição aumentada para otite.

Algumas raças de cães e gatos, por diferentes motivos, são predispostas a otites, como por exemplo: cocker, caniche, labrador retriever, pastor alemão e persa.

Proteja as orelhas do seu cachorro ou gato durante o banho. Mantenha as orelhas deles sempre limpas. Caso o animal coce e apresente secreções, procure sempre um profissional veterinário habilitado.

 

Insuficiência renal

Uma das doenças mais comuns em cães e gatos. Há diversas causas, como idade, hidratação insuficiente, genética, ingestão de produtos tóxicos, parasitas e infecções.

Algumas raças são mais predispostas.  O ideal é manter um acompanhamento veterinário periódico e uma alimentação balanceada.

 

Alergia a alimentos

Alimentos de melhor qualidade apresentam menos conservantes e corantes, e são justamente estes itens que causam mais alergias e intoxicações alimentares.

Quanto mais colorida a ração e o petisco, mais corante contém, sempre bom ficar atento à lista de ingredientes e evitar alimentos não apropriados para o consumo do animal.

Bons hábitos podem ajudá-los a se manter ativos, saudáveis e por longos e bons anos ao nosso lado!

A Fórmula Médica VET manipula medicamentos para cães, gatos e aves com entrega em todo Brasil.

 

Tags #manipulacaoveterinaria #manipuladovet #medicamentoveterinario #veterinario #saudeanimal #doencasrecorrentespet #formulacaoveterinaria #farmaciaveterinaria #animal #farmaciademanipulacaoveterinaria #manipuladoveterinario #caes #gatos #formulamedica #doencasanimais #petlove