Ansiedade da separação em Pets
A pandemia vem impactando demais a rotina dos humanos, e com os Pets não poderia ser diferente.
Tutores passando mais tempo em casa, home office, passeios reduzidos ou em horários diferentes dos habituais, mais mimos e carinhos ao longo do dia, mais petiscos, mais contato diário e contínuo, um vínculo entre animal e tutor muito intenso e prolongado. Tudo isso nos leva a promover um hiper apego aos Pets na pandemia!
Entretanto, com a chegada das vacinas e com algumas empresas optando pela volta do trabalho presencial, nossa rotina tende a entrar numa retomada de normalidade, afinal a quarentena não durará para sempre. E como será o comportamento dos Pets perante esta nova rotina?
Não sofrer com a ansiedade da separação é o desafio desde já!
Sem entender a nova mudança, os Pets podem ser afetados e desenvolver quadros de ansiedade, e até mesmo depressão. A falta repentina dos tutores pode desencadear no Pet o quadro denominado como “Ansiedade pela Separação”, já que desde o início da pandemia estávamos mais tempo em casa.
E quais os sintomas?
Falta de apetite, prostração (fraqueza, abatimento, moleza), agressividade repentina, comportamentos destrutivos (arranhar móveis, portas), desânimo, lamber-se excessivamente, coceiras sem motivos aparentes, urinar e defecar pela casa, são alguns dos sintomas de que algo não está dentro da normalidade.
Caso identifique um ou mais deles, procure sempre a orientação de um médico veterinário.
Confira algumas dicas da Fórmula Médica VET para reduzir a ansiedade e estresse do seu Pet:
- Crie desde já uma rotina para o Pet não estranhar demais quando o tutor voltar às atividades;
- Deixe um ambiente da casa com brinquedos e atividades. Os horários para alimentação e brincadeiras devem ser os mesmos;
- Dedique um tempo determinado para dar atenção ao seu Pet;
- Contra o estresse o Pet precisa gastar energia e, quanto mais energia ele gastar, menos estressado ficará.
- O tutor deve investir em brincadeiras e acessórios que os façam se divertir.
- Contra ansiedade, podemos fazer uma relaxante massagem, e utilizar vídeos feitos para animais e até música clássica.
Todos os Pets adaptados à convivência extrema com os humanos durante a quarentena podem sofrer com a volta ao trabalho presencial e a retomada da antiga rotina.
Lembre-se- se que cada caso é um caso. Somente um médico veterinário será capaz de analisar a situação, diagnosticar e indicar por quanto tempo você precisará interferir na rotina do Pet, e se necessário intervir com medicações.
Na Fórmula Médica VET, temos florais e uma linha completa de Cuidados Especiais que auxiliam muito os Pets nesses momentos.
Tags #manipulacaoveterinaria #manipuladovet #medicamentoveterinario #veterinario #saudeanimal #ansiedadeempets #floraispet #formulacaoveterinaria #farmaciaveterinaria #animal #farmaciademanipulacaoveterinaria #manipuladoveterinario #caes #gatos #aves #formulamedica #petlove