Cosméticos para Pets

Os pets cada vez mais ganham melhores opções de produtos para higiene, tratamento, beleza e bem-estar.

Todo mundo adora ver seu pet cheiroso e hidratado, não é mesmo? Shampoo, creme, espuma de banho e mais uma série de produtos são ótimas opções para deixar nossos cães e gatos ainda mais fofos.

É importante frisar a importância de adquirir produtos desenvolvidos especialmente para animais, já que o uso de fórmulas utilizadas em humanos é altamente prejudicial a eles.

A diferença está no pH e nos tensoativos utilizados. A pele do animal é muito sensível, por isso não se deve utilizar produtos para humanos em pets. Apesar da semelhança no processo produtivo, os cosméticos para pets se diferem dos produtos para humanos especialmente em sua composição.

Animais possuem características fisiológicas específicas. Devem ser observadas as matérias primas, ativos e essências usadas na manipulação para que não ocorram alergias, dermatites e infecções, tanto na pele como nos olhos, narinas e boca.

 

Fisiologia e formulação dos cosméticos para Pets

Além das diferenças de espessura entre as regiões do corpo dos animais, existem variações relacionadas à raça e idade. A pele não é histologicamente igual nas diferentes espécies animais.

A pele é o maior órgão dos cães e gatos e tem diversas funções. Dentre as mais importantes podemos destacar, a função de barreira entre o meio externo e o interior do organismo e a manutenção e controle da temperatura corpórea. Comparada à pele humana, pode-se evidenciar importantes diferenças, como maior número de pelos, menor espessura e pH mais ácido. Devido essas diferenças, não é aconselhável utilizar produtos desenvolvidos para humanos em pets.

Em produtos para banho, é preciso considerar as diferentes pelagens – nos quesitos cor, comprimento, oleosidade e secura – em formulações suaves, com matérias-primas selecionadas e pH compatível.

 

Fragrâncias: humanos gostam de formulações perfumadas, o que para os pets é uma grande desvantagem, pois seu olfato é mais sensível. O nariz de um cão tem 200 milhões de receptores olfativos – cerca de 25 vezes mais do que o de um humano.

A Fórmula Medica VET está sempre se especializando cada vez mais no mercado pet para disponibilizar o produto ideal e que respeite às diferenças cutâneas, com a utilização de matérias-primas premium biocompatíveis, seguras e eficazes para os pets.

Referência em manipulação de fórmulas magistrais humanas e veterinárias desde 1989, a Fórmula Médica mantém modernos e estruturados laboratórios, assegurando qualidade e confiabilidade na manipulação de medicamentos.

Estamos adequados aos padrões exigidos pelo MAPA, garantindo eficácia de todo e qualquer medicamento e cosmético veterinário manipulado.

 

Tags #manipulacaoveterinaria #manipuladovet #medicamentoveterinario #veterinario #saudeanimal #formulacaoveterinaria #farmaciaveterinaria #animal #farmaciademanipulacaoveterinaria #manipuladoveterinario #caes #gatos #formulamedica #cosmeticopet #petlove